Assist Travel

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Amamentação protege de câncer de mama

Luis Fernando Correa - CBN

Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, comprovaram que a amamentar aumenta proteção de mães com alto risco para câncer de mama.
Entre as mulheres com parentes do primeiro grau com câncer de mama, aquelas que amamentaram tem uma chance 59% menor de desenvolver a doença antes da menopausa.
Os dados da pesquisa vieram de mais de 60 mil mulheres antes da menopausa acompanhadas por mais de 8 anos.
Os resultados mostraram que a presença de doença na família influencia significativamente no efeito protetor da amamentação. No grupo observado aquelas participantes que não tinham história familiar para tumores malignos de mama não se beneficiaram do efeito protetor.
Esse estudo reforça os achados de uma revisão feita na literatura científica sobre o tema por médicos da Flórida que também demonstraram proteção nas mulheres de famílias de alto risco para câncer de mama.
Os pesquisadores ainda não conseguiram explicar completamente as causas da proteção contra o câncer nas mulheres que amamentam. Acredita-se que as alterações que acontecem na mama durante esse período como aumento de volume das glândulas estejam envolvidas no processo.
O trabalho está publicado na edição de 10 de Agosto da revista Archives of Internal Medicine.
Essa pesquisa mostra mais um aspecto importante dos efeitos benéficos da amamentação e deve servir de reforço para as campanhas de estímulo a essa prática pelas mulheres.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

ENTRE 3% A 9% DAS LESÕES ESPORTIVAS ATINGEM A MÃO OU PUNHO

Boletim SNIF

O uso das mãos na maioria dos esportes é de extrema necessidade, uma vez que sua exposição freqüente aumenta os riscos de lesões. Estatísticas apontam que 3% a 9% das lesões da região mão/punho são decorrentes pela exposição da mão no esporte. Por isso, é importante que o atleta tenha um acompanhamento especializado, evitando, desde o início, qualquer tipo de trauma para adquirir total desempenho em suas atividades.
Cuidar bem das mãos prolonga a vida esportiva do atleta. Por isso, a Associação Brasileira de Cirurgia da Mão (ABCM) lançou a “Campanha Nacional de Prevenção a Acidentes e Traumas da Mão”, visando divulgar ao público riscos e maneiras de prevenir uma futura lesão.
A maioria das lesões deste segmento corporal vem de um trauma agudo (contusão ou fratura) ou de esforços repetitivos. Em primeiro lugar, temos os seguintes fatores: a técnica incorreta, o aumento da intensidade de treino e o tratamento inadequado de lesões anteriores. Uma lesão cada vez mais comum, principalmente nos jogadores de tênis, é a lesão do complexo de fibrocartilagem triangular – estrutura que dá suporte e estabilidade ao punho. Tal lesão pode estar relacionada aos movimentos rotacionais do punho e da carga repetitiva. Mas o trauma que ainda prevalece no mundo dos tenistas é a tendinite, causadas por movimentos repetitivos e/ou traumas, sem contar os famosos cistos, uma espécie de hérnia da membrana que reveste os tendões. Além de dor, os traumas provocam sensação de formigamento e anestesia em determinadas regiões do punho, além da capacidade atlética alterada.
O primeiro atendimento após o acidente com as mãos é de extrema importância, já que dele depende toda a evolução do caso. O socorro mal conduzido gera graves sequelas ao acidentado, podendo causar incapacidade funcional e aumentando seus gastos. Tal pesadelo é a realidade de muitos trabalhadores braçais, artistas, profissionais liberais, esportistas etc.
Para que esses problemas tenham uma melhor solução, é que foi criada a especialidade de Cirurgia da Mão, que tem além de conhecimento profundo de anatomia, fisiologia e fisiopatologia, um aprimoramento da técnica cirúrgica. O objetivo da Cirurgia da Mão nos traumatismos é recuperar a mão acidentada o mais rápido e o mais perfeito possível para que essas pessoas voltem às suas atividades.

domingo, 9 de agosto de 2009

Redes sociais podem ser utilizadas como critério de desempate na seleção

InfoMoney

Além de ser uma fonte de informação para saber mais sobre um determinado profissional, as redes sociais também podem ser utilizadas, segundo o diretor executivo do Indica, empresa de huting online da Allis, Dan Turkieniez, como critério de desempate entre os candidatos.

"O recrutador pode, por exemplo, verificar informações de um candidato, se ele possui alguma atitude comprometedora, como concordar com o preconceito".

Outras funções da rede social

Uma outra forma de usar as redes sociais nos processos seletivos é na triagem de currículos, uma vez que, segundo Turkieniez, existem redes sociais exclusivamente profissionais. Neste caso, os candidatos formam em vez de um perfil comportamental e pessoal, um perfil com informações profissionais, como formação acadêmica e experiência profissional.

Esses sites de redes sociais profissionais também auxiliam o recrutador no processo de triagem de currículo selecionando os melhores candidatos de acordo do perfil da vaga exigido, tornando o processo seletivo mais ágil.

"As redes sociais estão auxiliando muito o trabalho de recrutamento, porque aumentam as possibilidades de encontrar profissionais que criam uma forma de divulgar o seu currículo, mostrando interesse e conhecimento que podem ser diferenciais bastante positivos em uma seleção. Além de estimular o networking", revela a consultora de Recrutamento e Seleção da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Claudia Callé.