Assist Travel

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Efeito Imediato e Perigoso

Luis Fernando Correia - CBN

As gorduras de uma refeição são capazes de afetar as artérias de nosso corpo de maneira positiva ou negativa.
Segundo pesquisadores australianos apenas três horas após a ingestão de uma porção de gorduras saturadas, o endotélio, ou seja, a camada interna dos vasos sanguíneos diminui sua capacidade se expandir e aumentar o fluxo de sangue se necessário.
Além disso, os triglicerídeos e os marcadores de inflamação se elevam rapidamente após a ingestão das gorduras e seis horas após, a capacidade do bom colesterol o HDL de proteger as artérias está comprometida também.
As gorduras saturadas estão presentes na carne vermelha e nos laticínios além de certos óleos vegetais como o óleo de coco
Por outro lado, se a refeição for rica em óleos polinsaturados como os óleos de girassol, milho e canola, os efeitos são exatamente opostos.
Seis horas após a ingestão das gorduras poliinsaturadas o colesterol HDL se mostra mais eficiente em proteger as artérias e os marcadores de atividade inflamatória no sangue estão diminuídos.
A pesquisa foi realizada através da administração de uma refeição que era equivalente a um cheseburguer duplo e uma porção grande de batatas fritas acompanhadas de um milkshake.
Apesar de o estudo ter sido realizado com um grupo pequeno de participantes os dados apontam para a necessidade de que as nossas refeições sejam balanceadas e que ao cometer um abuso tenhamos a consciência de que as artérias sofrem mesmo com esse abuso.