Assist Travel

quinta-feira, 19 de maio de 2011

TAKEDA CHEGA A ACORDO PARA COMPRAR NYCOMED

The Wall Street Journal

O Takeda anunciou hoje um acordo para adquirir a Nycomed, excluindo os negócios da empresa de dermatologia nos EUA, por 9,6 bilhões de euros (13,7 bilhões), expandindo a presença da farmacêutica japonesa na Europa e mercados emergentes.

O CEO do Takeda Yasuchika Hasegawa informou que o acordo, que havia sido antecipado em recentes relatórios da mídia, dará a farmacêutica "presença imediata forte no rápido crescimento dos mercados emergentes, duplicando as vendas europeias da Takeda."

O Takeda terá acesso aos produtos da Nycomed, incluindo o Daxas (roflumilast) para DPOC, que a empresa japonesa informa que "pode ser uma importante fonte de crescimento da receita." O produto é licenciado para a Merck & Co. em certos países europeus, enquanto ele é vendido em os EUA como Daliresp, onde a receita é compartilhada com a Floresta. No ano passado a Nycomed registrou vendas de 3,2 bilhões de euros (US $ 4,5 bilhões), com 39 por cento da receita proveniente de mercados emergentes. Em março, Hakan Bjorklund, CEO da empresa suíça, disse que pretende aumentar essa percentagem para 60 por cento até 2015.

O Takeda observou que a aquisição da Nycomed aumentará sua receita anual e lucro por ação, por mais de 30 por cento. A transação, que foi aprovado pelos conselhos das duas empresas, deverá ser concluída até o final de setembro.

Comentando o acordo o analista do Barclays Atsushi Seki comentou que " o Takeda está ganhando tempo com esta aquisição, pois era lento para entrar nos mercados emergentes." E ainda observou que "é uma compra cara e pode não ser suficiente para compensar a receita que serão perdidos do Actos" , quando as versões genéricas do medicamento para a diabetes chegar ao mercado em 2012.