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sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Hebron abre uma filial nos Estados Unidos

DIKAJOB

A indústria pernambucana Hebron Farmacêutica, situada na cidade de Caruaru, no Agreste, deu início a uma trajetória inédita para uma empresa brasileira do segmento. Fruto de um investimento de US$ 1,65 milhão (cerca de R$ 2,62 milhões, segundo a cotação do dólar de ontem), pôs em operação uma filial em Ohio, nos Estados Unidos. Batizada de Hebron USA, a subsidiária começa a funcionar de forma enxuta este mês. Conta apenas com dois executivos americanos responsáveis atualmente por preparar o ingresso do Florax - medicamento que combate problemas gastrointestinais - no mercado dos EUA. A meta é iniciar a comercialização do produto no próximo mês de novembro.

Segundo os registros do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos do Estado de São Paulo (Sindusfarma), a Hebron é a primeira empresa nacional do segmento a abrir uma filial nos EUA. Desde 2008, o grupo pernambucano prepara a sua chegada na terra do Tio Sam. Naquele ano, começou a funcionar de forma "virtual" no país, tendo apenas obtido um registro, mas sem uma sede física. Em seguida, passou a planejar como atuaria: forma de distribuição, possíveis parcerias e, principalmente, qual produto seria escolhido para inaugurar as operações.

O eleito foi o Florax, um dos primeiros medicamentos formulados pela Hebron, tendo cerca de 20 anos de atuação no mercado nacional - onde hoje ocupa o segundo lugar em vendas de remédios que combatem a diarréia. Diferentemente dos produtos convencionais, o Florax é um probiótico. Segundo definição da Organização Mundial de Saúde (OMS) é um organismo vivo, bactérias para ser mais exato (neste caso o levedo da Saccharomyces cerevisiae), que administrado em pequenas quantidades conferem benefícios à saúde.

Nos EUA, o US Food And drug Administration (FDA), órgão com função semelhante a da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil, não considera os probióticos como medicamentos, e sim como suplementos alimentares. Logo, o Florax não precisará ser prescrito por médicos, podendo ser adquirido diretamente nas prateleiras pelos consumidores. Sendo assim, entrará na briga por uma fatia de um mercado que movimenta US$ 27 bilhões por ano nos EUA, algo entre 20% e 30% do faturamento total do consumo daquele país, mas que é maior que todo o mercado brasileiro de remédios.

Corriqueiras nessa reta final, na terça-feira (16) houve mais uma reunião com os executivos americanos da filial no escritório administrativo da Hebron no Recife. O diretor de Negócios Internacionais da empresa, Filipe Guerra, explicou que uma equipe de 50 representantes comerciais terceirizados formarão a linha de frente de divulgação do Florax em solo americano.

Os produtos chegarão nos EUA semi-acabados, sendo transportados inicialmente por avião. Lá serão apenas embalados, possivelmente por uma empresa terceirizada com base em Nova Iorque. "Pretendemos começar com o Florax e, em seguida, trabalhar com o Kios, também para problemas gastrointestinais. A ideia é partir logo depois para a linhas ginecológica e infantil", detalhou Guerra.

Chegada da Supera fortalece o mercado farmacêutico brasileiro

DIKAJOB

Resultado da soma de diferentes expertises da Eurofarma e do Cristália, empresa nasce para posicionar-se entre as principais indústrias farmacêuticas do país .
A Eurofarma e o Laboratório Cristália, duas das maiores indústrias do setor farmacêutico do Brasil, se uniram para criar a Supera, joint venture que associa a reconhecida capacidade de inovação do Laboratório Cristália com a destacada atuação em marketing e vendas da Eurofarma. Cada uma terá participação de 50% na nova empresa, que inicia as operações em agosto. A expectativa é que a Supera tenha faturamento próximo a R$ 120 milhões no primeiro ano.
A junção de diferentes expertises dará à Supera a oportunidade de posicionar-se entre as principais indústrias farmacêuticas do país. Unindo o pipeline do Cristália e Eurofarma, a nova operação deverá lançar produtos de destaque ou inovadores com preços acessíveis à população brasileira. Este será um dos pontos fortes da nova empresa, voltada para a promoção e comercialização de medicamentos de qualidade, com equilíbrio entre inovação e espectro terapêutico. Com este posicionamento, a Supera acredita oferecer à classe médica um leque maior de opções.
Os medicamentos da Supera atenderão grande parte das especialidades médicas, como Clínica Geral, Pediatria, Neurologia, Psiquiatria, Ortopedia e Urologia. Com uma estrutura otimizada, a Supera recorrerá à terceirização nos principais processos industriais, contando com as capacidades produtivas da Eurofarma e do Cristália, para otimizar recursos e focar os esforços, principalmente na divulgação do seu portfólio.
A empresa, de origem nacional, reforça o interesse e o know how dos empresários brasileiros no setor e está alinhada aos interesses do BNDES em fortalecer o parque industrial brasileiro.
A Supera está instalada na unidade Interlagos da Eurofarma, localizada na Avenida das Nações Unidas, nº 22.532, na capital de São Paulo, devendo gerar, inicialmente, cerca de 250 empregos diretos.
Laboratório Cristália-Empresa 100% nacional, o Cristália vem surpreendendo o mercado de fármacos. A empresa, que começou em 1972 para atender apenas à demanda local de medicamentos psiquiátricos, cresceu e ampliou sua gama de produtos, que hoje totaliza 180 medicamentos em 376 diferentes vias de administração e dosagens. Por manter a filosofia de oferecer medicamentos com qualidade e preço justo, o Laboratório Cristália se tornou referência no mercado público e privado, incrementando a concorrência nesses dois setores até então dominados pelos laboratórios internacionais.