Assist Travel

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Multinacional anuncia fábrica de medicamentos biológicos no Brasil

A Novartis no Brasil deve instalar uma fábrica de vacinas no Brasil, informa reportagem publicada pelo jornal Valor Econômico. A companhia planeja desembolsar US$ 470 milhões no projeto, adquiriu o terreno em Jaboatão dos Guararapes (PE) e deu início às obras, disse ao periódico Joseph Jimenez, presidente global da companhia suíça.


Essa unidade deverá produzir, inicialmente, componentes para a fabricação da vacina para combate à meningite B. As obras estão previstas para terminarem no segundo semestre de 2014. A partir daí, a companhia pedirá aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para dar início às operações, previstas para o início de 2016, com 120 empregos diretos.
A Novartis é uma das multinacionais que possuem acordos de transferência de tecnologia com o governo federal para importantes tratamentos. A companhia tem três acordos de Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP), sob coordenação do Ministério da Saúde, que prevê transferência de tecnologia para produzir, em laboratório público, medicamentos para tratamento de pacientes submetidos a transplantes.