Assist Travel

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Raia Drogasil sai do papel e dominará 8,3% do mercado

BRASILECONOMICO.COM.BR

A Droga Raia e a Drogasil comunicaram na noite desta terça-feira (2/8) que firmaram um acordo de associação para a união dos acionistas das duas empresas em uma única companhia, a Raia Drogasil.

A empresa será listada no Novo Mercado da BM&FBovespa e terá o controle compartilhado entre os atuais controladores das empresas.

No caso, as famílias Pires Oliveira Dias e Galvão pela Drogasil e família Pipponzi e fundos geridos por Pragma e Gávea pela Raia.

A associação se dará mediante a incorporação das ações da Raia pela Drogasil, de forma que seu capital será detido pelos atuais acionistas da Drogasil (na proporção de 57%) e os da Droga Raia (43%).

A relação de substituição será de 2,2908379 ações ordinárias da Drogasil para cada ação ordinária da Raia, que passará a ser subsidiária integral da Raia Drogasil.

Com R$ 4,1 bilhões de receita bruta, R$ 224 milhões de lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebtida) nos 12 meses encerrados em 31 de março de 2011 e uma rede com mais de 700 drogarias em nove estados, a Raia Drogasil surge como líder do varejo farmacêutico brasileiro, com uma participação combinada de mercado de 8,3%.

Bloco de controle

Os controladores assinarão um acordo de restrição à venda de ações de 10 anos, vinculando ações correspondentes a 40% do capital da companhia.

Eles contribuirão, cada grupo (Drogasil e Raia), com metade dessas ações vinculadas, cujo total será reduzido progressivamente até o quinto ano do acordo, quando passará a representar 30% do capital da companhia. A ideia é ter uma quantidade de ações em circulação no mercado de aproximadamente 50% do seu capital.

"Essa associação deverá também resultar em uma companhia com elevado nível de liquidez", afirma documento divulgado pelas companhias.

Administração

Claudio Roberto Ely, atual diretor-geral e de Relações com Investidores da Drogasil, exercerá o cargo de diretor-presidente da Raia Drogasil, enquanto Antônio Carlos Pipponzi, atual presidente da Droga Raia, será o presidente executivo do Conselho de Administração, que terá nove membros — cada grupo de acionistas indicará três membros, cabendo as três cadeiras remanescentes aos conselheiros independentes.

A diretoria estatutária será composta por profissionais egressos das duas empresas.

O acordo de associação entre Drogasil e Droga Raia — que já foi validado e autorizado por unanimidade pelos Conselhos de Administração das duas companhias — será submetido à apreciação das autoridades brasileiras de defesa da concorrência: Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Secretaria de Direito Econômico (SDE) e Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE)