Assist Travel

terça-feira, 6 de outubro de 2009

RUMORES DE MERCADO: PFIZER PRETENDE COMPRAR NEO QUÍMICA

Valor Economico

Segundo informações publicadas no Jornal Valor Econômico, a Neo Química, cujo controle está sendo negociado com a Pfizer, irá funcionar como uma plataforma para o laboratório norte-americano colocar seus medicamentos campeões de venda no mercado brasileiro antes da queda das patentes.
A Neo Química, grande produtora de medicamentos similares e alguns medicamentos
genéricos é controlada pela família Limírio Gonçalves desde 1981. Segundo apurou o jornal Valor Econômico, “a maior resistência para a conclusão da transação foi praticamente eliminada. Marcelo Limírio Gonçalves Filho, herdeiro de 30 e poucos anos, que leva o mesmo nome do pai, já teria aceitado a venda do laboratório, que completou 50 anos neste ano". Segundo matéria veiculada no Jornal, ele teria resistido inicialmente à venda, mas acabou convencido pelo pai devido ao alto valor.
A Pfizer, por sua vez, informou ao Valor Econômico, não comentar especulações de mercado. O laboratório adiantou para a publicação que não fechou nenhum acordo, mas confirmou que sua meta é expandir o portfólio de produtos e buscar oportunidades em países estratégicos como o Brasil.
Ainda segundo a matéria, o fabricante que lança o primeiro genérico no mercado costuma conquistar rapidamente a liderança, substituindo o produto patenteado, em razão do preço inferior. Mesmo com a chegada de outros rivais em uma segunda fase, a empresa pioneira, de modo geral, mantém uma dianteira no mercado.
A droga da Pfizer para controle do nível de colesterol Lipitor, cuja patente vence em 2010, e a pílula anti-impotência do laboratório, o Viagra, que perde a exclusividade em 2011, representaram nos últimos 12 meses vendas conjuntas de quase R$ 300 milhões no mercado doméstico - um quarto das vendas da companhia no país. A compra da Neo Química poderá dar sobrevida às vendas desses medicamentos.

domingo, 4 de outubro de 2009

Para ser líder da empresa dos sonhos, seja líder da sua vida, diz coach

Por Karin Sato - InfoMoney

Não é raro os jovens entrarem no mercado de trabalho já mirando um único alvo: o cargo de CEO (diretor executivo, na sigla em inglês). Mas eles devem ter em mente que, antes de chegar ao topo, terão de ser CEOs de suas próprias vidas pessoal e profissional, direcionando sua carreira da melhor forma possível.

Segundo o coach Carlos Cruz, da UP Treinamentos & Consultoria, CEOs são reconhecidos pela capacidade de realização e transformação. Graças às competências e, principalmente, à visão de mercado, eles levam empresas à obtenção das melhores taxas de lucro e de crescimento. Além disso, por seu conhecimento, costumam inspirar os membros da equipe, motivando-os.

O que é ser CEO da própria vida?

"Acredito que, antes de atingir o cargo de CEO, o primeiro passo é assumir a direção da própria vida, tanto pessoal quanto profissional", diz Cruz. "O que isso quer dizer? Precisamos assumir a responsabilidade de nossas ações, bem-sucedidas ou não, e sustentá-las", acrescenta.

Além disso, de acordo com ele, é preciso liderar e estabelecer metas ambiciosas, porém alcançáveis, para que não se crie uma frustração desnecessária. Ele lembrou de uma pesquisa da PricewaterhouseCoopers, que desvendou as características essenciais a um executivo:
Flexibilidade para mudanças;


Capacidade de liderança;


Capacidade de desenvolver pessoas;


Espírito colaborativo;


Criatividade;


Capacidade de inovar;


Visão de longo prazo, para antecipar crises na empresa e administrar riscos.
Ainda para o coach, os jovens não podem ter por foco de carreira chegar ao cargo de CEO. Eles devem saber que se trata de uma consequência natural. "Estar no topo significa que mais responsabilidades serão assumidas, por isso, volto a dizer, é melhor começar pelas responsabilidades da própria carreira", sublinha.

Dicas

Veja as dicas de Cruz para quem pretende chegar ao topo da empresa dos sonhos:
Priorize atividades que geram resultados: não perca seu tempo, conte com um planejamento estratégico para atingir níveis de excelência no dia-a-dia;


Busque e assuma responsabilidades: sabe aquele projeto importante que o seu chefe está para começar? Prepare-se e esteja à disposição para colaborar. Para que você seja visto, muitas vezes é necessário se expor! Não espere, crie oportunidades e lembre-se: quem não é visto não é lembrado;


Inove e crie: não realize suas tarefas de forma automática e sempre igual. Pense sempre no que pode ser melhorado. Toda empresa busca inovação, por isso faça a diferença;


Aprenda a cada instante: aproveite todas as oportunidades para aprender algo novo. Acredite que não existem erros e acertos, apenas resultados. A partir deste pensamento, idealize maneiras de aprender com os resultados;


Invista em você: estude, trabalhe seu desenvolvimento pessoal e busque atividades que realmente lhe dão prazer e geram impacto positivo nos seus resultados. Para crescer em qualquer empresa, é importante, antes de tudo, crescer enquanto pessoa;


Conviva com profissionais experientes, estude seus comportamentos, a forma como pensam, agem e superam desafios, a maneira como se comunicam com o restante da equipe e as estratégias que adotam para administrar crises internas;


O segredo está em entrar em ação para descobrir qual será o seu real caminho, qual a melhor escolha para atingir seus sonhos. O que você está esperando?