Assist Travel

sexta-feira, 26 de março de 2010

FANFARRÃO

O Rio de Janeiro é uma cidade fantástica, com uma energia contagiante e marcante que a distingue de qualquer outra grande cidade no mundo e agora está diante de uma oportunidade ímpar de refazer sua história e entrar de vez na modernidade como uma cidade onde seja possível viver e não somente sobreviver! Estou falando, claro, da copa do mundo de futebol e dos jogos olímpicos de 2016!
Não vou tratar aqui neste exíguo espaço da exploração eleitoreira exaltando nosso ufanismo, nos dando aquela sensação de que agora chegou a nossa vez e coisas do tipo, nem tampouco a discussão sobre a "necessidade" de organizar eventos desta magnitude antes da população geral ter acesso à saúde básica. O que gostaria de destacar é outro fato inegável: Poderemos avançar muito se fizermos tudo o que deveríamos fazer para que estes eventos esportivos aconteçam com sucesso!
Avançar em pontos que, realmente, deixarão marcas na nossa sociedade, tais como telecomunicações, transportes, serviços, saúde e outras tantas.
A questão é que os exemplos que estamos vendo até agora são deploráveis do ponto de vista de desperdício de oportunidade. Vejam o último deles: o movimento "popular" organizado pelas "grandes" "lideranças" políticas do Rio de Janeiro! Seria cômico se não fosse trágico!
Os tais líderes inicialmente disseram que o Rio iria se descandidatar a sede dos jogos olímpicos, dada a alteração na distribuição dos royalties do petróleo! Depois perceberam o quanto era tão estapafúrdia essa proposta que voltaram rapidamente atrás e a deixaram de lado! Mas o apelo populista continuou no ar e o movimento foi adiante!
Não tenho competência pra avaliar se deve ou não mudar a lei de distribuição dos royalties, nem vou polemizar este tema aqui. A primeira vista, acho até que o Rio tem razão, mas o que me revolta é tentar enganar a população, que foi levada a pensar que teriam uma perda enorme do ponto de vista social. Tenha paciência! A situação no Rio está pela hora da morte, o estado está falido, os três poderes estão corrompidos pelo poder do tráfico e crime organizado, a população sobre com uma banda podre da polícia, não se vive mais dignamente e os caras-de-pau vem a público dizer que o estado perderá muito!!!Meus amigos reflitam um pouco: o que o estado vem te proporcionando de bem-estar, saúde, educação, moradia, transporte etc., desde que começaram a se pagar os tais royalties? Não se iludam, quando eles falam em estado, falam neles, na grana que alimenta o crime e a corrupção, nas negociatas que ficarão mais difíceis de fazer, nas viagens particulares que diminuirão, na ilegalidade com a arrecadação do estado. É com isto e, somente com isto que eles estão preocupados, se travestindo de defensores do estado e dos menos favorecidos!
O engraçado é que tinham artistas presentes, quero crer que tenham sido levados graças a uma preocupação justa e legítima e não perceberam o quanto estavam sendo usados para "legitimar" e "limpar" o evento, assim como a maioria dos trabalhadores que lá estavam, realmente preocupados com um avanço do Rio de Janeiro.
Meus queridos, o Rio precisa de um debate sério, duro, de tomar decisões difíceis, impopulares talvez, mas que mudarão o ritmo da história. O que fazer com as favelas, como dar dignidade as pessoas que moram lá? Como acabar com o poder do crime organizado? Como diminuir com a corrupção nos poderes instituídos? Que investimentos prioritários deverão ser conduzidos pelo estado? E quais devem ser feitos pela iniciativa privada? Como devolver a dignidade ao serviço público?
Estas são algumas das duras missões que o Rio tem pela frente e não é com atitudes fanfarronas que serão superadas! Que tal sairmos todos de volta as ruas para cobrar do governador respostas claras e práticas para estas situações? Imaginem um movimento popular deste porte pra pedir que o governador abra mão do seu sigilo bancário e fiscal? Explicando a origem do seu patrimônio! O porquê ele sumiu durante a tragédia de Angra! Imaginem...
A bem da verdade, não só do governador, mas do prefeito, do poder judiciário, do legislativo, dos empresários, dos artistas, enfim toda a sociedade precisa se envolver pra que avancemos tudo o que podemos!
Acho que o Cabral pode ser muito útil ao Rio de Janeiro, acho que ele descobriu o poder das ruas e seria sensacional se as ruas descobrissem o seu poder dando uma reviravolta nestes fanfarrões, se unindo e obrigando os políticos e administradores públicos a ter grandeza! Seria sensacional! Um movimento Cabral! A verdadeira descoberta do Rio!
Cariocas, uni-vos e vamos às ruas! Com graça, bom-humor, arte e sem fanfarrões!

Alex Dunno, 40, é poeta, brasileiro e publica seus poemas e pensamentos por aí no universo digital e paralelo da internet.