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sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Hebron abre uma filial nos Estados Unidos

DIKAJOB

A indústria pernambucana Hebron Farmacêutica, situada na cidade de Caruaru, no Agreste, deu início a uma trajetória inédita para uma empresa brasileira do segmento. Fruto de um investimento de US$ 1,65 milhão (cerca de R$ 2,62 milhões, segundo a cotação do dólar de ontem), pôs em operação uma filial em Ohio, nos Estados Unidos. Batizada de Hebron USA, a subsidiária começa a funcionar de forma enxuta este mês. Conta apenas com dois executivos americanos responsáveis atualmente por preparar o ingresso do Florax - medicamento que combate problemas gastrointestinais - no mercado dos EUA. A meta é iniciar a comercialização do produto no próximo mês de novembro.

Segundo os registros do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos do Estado de São Paulo (Sindusfarma), a Hebron é a primeira empresa nacional do segmento a abrir uma filial nos EUA. Desde 2008, o grupo pernambucano prepara a sua chegada na terra do Tio Sam. Naquele ano, começou a funcionar de forma "virtual" no país, tendo apenas obtido um registro, mas sem uma sede física. Em seguida, passou a planejar como atuaria: forma de distribuição, possíveis parcerias e, principalmente, qual produto seria escolhido para inaugurar as operações.

O eleito foi o Florax, um dos primeiros medicamentos formulados pela Hebron, tendo cerca de 20 anos de atuação no mercado nacional - onde hoje ocupa o segundo lugar em vendas de remédios que combatem a diarréia. Diferentemente dos produtos convencionais, o Florax é um probiótico. Segundo definição da Organização Mundial de Saúde (OMS) é um organismo vivo, bactérias para ser mais exato (neste caso o levedo da Saccharomyces cerevisiae), que administrado em pequenas quantidades conferem benefícios à saúde.

Nos EUA, o US Food And drug Administration (FDA), órgão com função semelhante a da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil, não considera os probióticos como medicamentos, e sim como suplementos alimentares. Logo, o Florax não precisará ser prescrito por médicos, podendo ser adquirido diretamente nas prateleiras pelos consumidores. Sendo assim, entrará na briga por uma fatia de um mercado que movimenta US$ 27 bilhões por ano nos EUA, algo entre 20% e 30% do faturamento total do consumo daquele país, mas que é maior que todo o mercado brasileiro de remédios.

Corriqueiras nessa reta final, na terça-feira (16) houve mais uma reunião com os executivos americanos da filial no escritório administrativo da Hebron no Recife. O diretor de Negócios Internacionais da empresa, Filipe Guerra, explicou que uma equipe de 50 representantes comerciais terceirizados formarão a linha de frente de divulgação do Florax em solo americano.

Os produtos chegarão nos EUA semi-acabados, sendo transportados inicialmente por avião. Lá serão apenas embalados, possivelmente por uma empresa terceirizada com base em Nova Iorque. "Pretendemos começar com o Florax e, em seguida, trabalhar com o Kios, também para problemas gastrointestinais. A ideia é partir logo depois para a linhas ginecológica e infantil", detalhou Guerra.

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