Assist Travel

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

BRICs têm interesse em sistema de moeda local, diz Meirelles

VALOR ONLINE - O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou hoje que os parceiros do Brasil no grupo BRICs - Rússia, Índia e China - já demonstraram interesse em estudar com o Brasil a adoção de um Sistema de Pagamentos em Moeda Local (SML), a exemplo do que já vem sendo feito com a Argentina.

De acordo com ele, os bancos centrais da Índia e China já manifestaram intensão de estudar o sistema, pelo qual cada país adota a própria moeda no comércio internacional, abrindo mão do uso do dólar, como ocorre atualmente.

"Recentemente, em visita de uma missão brasileira a Moscou, foi manifestado pelo BC da Rússia o interesse em estudar conosco esse sistema de moedas locais", acrescentou Meirelles.

O presidente do BC admite que, embora tenha havido crescimento do número de operações e do número de empresas participantes do sistema de moedas com a Argentina, ainda é baixo o volume transacionado.

"Os volumes não são grandes por questões de preços, pois muitos deles ainda são fixados em dólar internacionalmente", explicou.

Segundo ele, entretanto, na medida em que o volume negociado pelo sistema com a Argentina se ampliar, e conforme outros países venham a aderir a esse sistema de compensação, tais problemas tendem a ser resolvidos.

Meirelles acrescentou ainda que o próximo país a adotar o sistema será o Uruguai. Segundo ele, as conversas com o país vizinho já estão avançadas e devem podem ser implementadas até o ano que vem, dependendo, apenas, da integração dos sistemas.

Ainda na América do Sul, outro vizinho que "certamente" é candidato a participar deste modelo é o Chile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário