Assist Travel

sábado, 12 de dezembro de 2009

Hypermarcas Quer Novas Aquisições e Mira Mercado Local

Valor Online

Após fechar hoje a compra da Neo Química e chegar à quinta aquisição no ano, a Hypermarcas diz que ainda tem fôlego para seguir as compras de concorrentes, além de crescer organicamente. Segundo o presidente-executivo da companhia, Claudio Bergamo, o foco continua sendo o mercado doméstico e aquisições no exterior não estão no radar.

Em meio às transformações da economia, o Brasil está assistindo ao surgimento de grandes grupos nacionais e a Hypermarcas não quer ficar fora desse processo, disse o executivo durante entrevista à imprensa nesta segunda-feira. " O Brasil está mudando. O mundo está vindo para cá " , disse Bergamo, destacando também que a inserção no mercado global exige das empresas daqui maior escala para enfrentar a concorrência.

Mesmo com os R$ 2 bilhões previstos para as aquisições deste ano, o que inclui as fabricantes dos preservativos Jontex e Olla, o grupo ainda tem R$ 500 milhões em caixa para o plano de expansão. Além disso, a companhia já iniciou conversas com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para incrementar o montante.

Obviamente, Bergamo preferiu não detalhar hoje quais serão os próximos alvos de aquisição do grupo, mas garantiu que a Hypermarcas seguirá investindo nos setores que crescem acima da média, o que explica a aposta na Neo Química, que atua no mercado de medicamentos genéricos. Com a compra, a empresa passa a defender a quarta posição entre os maiores laboratórios no país.

Na operação, a companhia teve que desbancar a gigante Pfizer, que já negociava com o laboratório. Segundo Bergamo, o fato de ter colocado na mesa de negociação uma participação na Hypermarcas acabou determinando o rumo favorável da transação. Assim, estratégias parecidas não são descartadas para as próximas operações.

Durante apresentação do negócio, o executivo informou que os controladores da Neo Química - que terão 7,3% do capital da Hypermarcas - terão uma participação ativa nos negócios de medicamentos do grupo, trazendo o chamado " know how " à companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário