Assist Travel

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Empresas despertam para novo perfil de líderes autênticos

O mundo corporativo tem vivenciado muitas transformações no campo estratégico, marketing, finanças e na gestão de pessoas houve uma grande mudança de conceito preconizado entre os séculos XX e XXI. O foco da gestão de pessoas mudou porque as pessoas não suportam o estilo de liderança em que não sejam respeitadas e valorizadas pelos seus líderes e que a motivação seja estimulada apenas pelo comando e o controle da posição hierárquica e que o discurso da liderança seja incoerente com a prática no dia a dia.
As empresas começam a despertar para um novo perfil de líderes autênticos, que além de serem competentes para gerar resultados, trabalham com paixão pelo seu propósito de vida. Esses novos líderes alinham seus valores pessoais com os valores organizacionais e, como diferencial, os seus liderados podem confiar neles, pois são verdadeiros consigo mesmo e com o que acreditam, facilitando a motivação e os relacionamentos.

Segundo Bill George no seu livro O Líder Autêntico, ser um líder autêntico exige que o indivíduo seja genuíno e tenha paixão por seu propósito; pratique valores e lidere com o coração, tendo paixão pelo seu trabalho e compaixão pelos outros; desenvolva bons relacionamentos e tenha autodisciplina para produzir resultados, admitindo suas falhas, com a condição de fazer para si mesmo um plano de melhorias para minimizar os erros.

Na liderança autêntica, ao fazer escolhas, é preciso utilizar a bússola que indica a direção baseada em valores e propósito, além de traçar para si mesmo um Plano de Ação Pessoal (PAP) para desenvolvimento da liderança. E isso requer autoconsciência, determinação e disciplina.

Todo trabalho pessoal começa com a identificação por parte do líder de quais os líderes passados ou presentes que você admira e quais as qualidades e qual é o impacto na sua concepção e definição de liderança. Relacione em seguida quais as qualidades de liderança que você já possui e outras que você gostaria de desenvolver. Aprofunde na descoberta do seu autêntico Eu, conhecendo suas principais forças, fraquezas e áreas pouco desenvolvidas, ampliando o seu nível de percepção e compreensão dos pontos cegos, áreas de resistência e vulnerabilidade.

Faça sua lista de valores, elegendo os cinco valores mais significativos para a prática da liderança autêntica, seus princípios e limites éticos. O líder autêntico depois que se conhece e reconhece suas forças e fraquezas, as motivações da essência e da aparência, tem claro seus valores para liderar e habilidade para formar sua equipe de apoio, aprendendo a lidar com as recompensas, reconhecimento, feedback e julgamento dos seus liderados.

Na composição e nas relações com a equipe pela orientação na tarefa ou no apoio sócio-emocional, podem surgir momentos de solidão e um recurso valioso neste momento pode ser um grupo de apoio para discutir questões específicas do exercício da liderança autêntica ou recorrer a um coach para líderes cuja tarefa é de assessorar através de perguntas investigativas que ampliam a percepção nas questões que está enfrentando no seu processo de mudança. A autoconsciência do líder autêntico, leva-o a enfrentar um outro grande desafio que é integrar sua vida com satisfação nos diversos papéis que exerce, distribuindo tempo e atenção para a vida pessoal, familiar e social.

Joanna d´Arc Carneiro P. Sales - Administradora, Coach, Psicodramatista,Facilitadora do Pathwork, Terapeuta Organizacional.

Um comentário:

  1. Caro Walace,

    Muito interessante este artigo sobre liderança. Realmente as empresas de ponta no mercado estão valorizando líderes genuínos e apaixonados, capazes de influenciar suas equipes de forma a obterem o máximo resultado possível, sem imposições, mas com persuasão.
    Forte Abraço,

    Anderson Corrêa

    ResponderExcluir